segunda-feira, 28 de março de 2011

O LIMITADO É IMAGINADO


Deus é infinito. Ele está além dos opostos do bem e do mal, certo e errado, virtude e vício, nascimento e morte, prazer e sofrimento. Tais aspectos duais não pertencem a Deus. Se você toma Deus como uma entidade separada, Ele se torna um termo na existência das relações.
Assim como o bem é a contraparte do mal, Deus se torna a contraparte de Não-Deus; e o Infinito passa a ser olhado como o oposto do finito. Quando você fala do infinito e do finito, você está se referindo a eles como dois; e assim, o Infinito se torna a segunda parte da dualidade. Mas o infinito pertence à ordem não-dual de ser. Se o infinito é visto como a contraparte do finito, estritamente falando, ele já não é infinito, mas sim, uma espécie de finito; pois está fora do finito como seu oposto, tornando-se assim, limitado. Já que o infinito não pode ser a segunda parte do finito, a existência aparente do finito é falsa. Apenas o infinito existe. Deus não pode ser levado ao nível da dualidade. Há somente um ser na realidade, que é a Alma Universal. A existência do finito ou do limitado é somente aparente ou imaginária.

Meher Baba

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...