quarta-feira, 27 de abril de 2011

VIDA INCONSCIENTE E POBRE



Osho, por que você sempre nos diz para sermos felizes, se, antes da iluminação, a pessoa tem de chegar a um pico de dor e angústia?
Se eu não lhes disser para serem felizes, vocês jamais alcançarão o pico da dor e da angústia. Eu vou lhes dizendo para serem felizes, e, quanto mais eu digo "Sejam felizes", mais vocês ficam cientes de sua infelicidade.
Quanto mais você me ouvir, mais descobrirá a angústia surgindo. Este é o único modo de torná-lo infeliz — continuar constantemente obrigando-o: seja feliz! Você não pode sê-lo, então sente a infelicidade à sua volta.


..............................................................................


Osho queria dizer com isso que muita de nossa infelicidade está escondida em nosso inconsciente, de forma a podermos viver o dia-a-dia no "mais ou menos", numa vida "morna". O verdadeiro buscador de vida entra fundo dentro de si mesmo e permite que esta sombra interna venha à tona para ser curada. Desse modo, a vida em sua totalidade começa a despontar, a graça de viver começa a aparecer. A verdade é: Somos uma sociedade infeliz inconsciente das razões de sua infelicidade, e sempre buscando distrações temporárias para "aliviar" o peso desta miséria.


Sambodh Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...