segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

VOCÊ É O CRIADOR!



Respeitando todo os pontos de vista deste grupo de buscadores, apenas compreendo algumas coisas que estão sendo discutidas a meses aqui de um ponto de vista diferente...
Essas palavras longe de serem verdade sao apenas para reflexões...A essência do caminho ao qual assimilei me trouxe alguns insights que podem ser úteis a alguns buscadores. A essência do ensinamento é sempre a mesma, mas o enfoque pode mudar. É muito sutil o que quero apresentar aqui, e será fácil ser mau interpretado. E se não servir o chapéu em você, continue seu caminho com a maior força, afinal cada um é único e cada caminho é singular. Mas mesmo assim, vamos lá:

Nao precisamos complicar tanto assim as coisas sobre destino e vontade de Deus...
O pessoal já ouviu de Osho dizer: "Não há Deus" e mesmo assim não compreendemos quando os sábios como Ramesh falam.

Faça suas escolhas e decisões, porque no nível relativo é você quem imagina fazer...
Os resultados nao podem ser previstos, entao porque falar em destino ou livre-arbítrio?
Conheço pessoas que não fazem coisas importantes em sua vida devido ao mau entendimento do que Ramesh quer dizer...... e depois vem com racionalizações tipo "é assim que deveria ser".........e essas mesmas pessoas quando assumem a responsabilidade por sua vida mudam o pensamento e passam a experimentar outras coisas........ou seja, são as crenças que fazem as pessoas experimentarem o que experimentam...e não precisamos falar em vontade de Deus ou o que quer que seja...

Aí vem o argumento: "Mas as crenças que voce terá vai depender da vontade do universo".

Resposta: "Sim, mas de que adianta saber disso, que é parte da vontade do universo? Isto é óbvio que é parte da vontade do universo. Mas você nunca vai saber de nada a partir disso. É apenas uma boa teoria para a grande maioria das pessoas. O fato é que você é a força ativa do universo AGORA. Não existe separação entre a vontade de Deus e a do Universo, logo, esqueça completamente da vontade do universo porque a SUA vontade é a vontade do universo. Isso significa que existe um MAR de possibilidades na Sua caminhada e essa é a grande brincadeira. E o alinhamento espiritual é simplesmente SER DEUS A CADA INSTANTE. SER CRIADOR A CADA INSTANTE. Não há DUAS vontades! Aquele que ainda está confuso sobre essas vontades (vontade de Deus e vontade do Ego) devem saber que só existe duas vontades se VOCE NÃO ASSUME A REALIDADE DO UM. Se você assumir a premissa básica do Advaita, não cairá mais desta dúvida.

Outro ponto: Você só pode falar que uma coisa FOI vontade do universo. Nunca poderá falar que SERÁ vontade do universo, porque seria insano dizer sobre algo que não aconteceu. Por conseguinte, depois que as coisas já aconteceram é que USAMOS o termo "FOI VONTADE DE DEUS", "FOI A VONTADE DO UNIVERSO", para podermos relaxar e olhar para o que É com maturidade.

Há pessoas que querem resolver com satsang seus problemas financeiros, suas dúvidas conjugais, conseguir isto e aquilo...

E essência do que compreendo ser a mensagem dos sábios é: não há duas vontades, logo, ser voce mesmo é uma coisa muito simples: SEJA VOCÊ MESMO! ASSUMA A RESPONSABILIDADE POR VOCE MESMO!
É SÓ VOCE QUE EXISTE.
O EGO É UMA SOMBRA? SIM.
MAS COMO PODE EXISTIR A SOMBRA SEM O REAL SEGURANDO POR TRÁS E DANDO SUSTENTAÇÃO A EXISTENCIA DA SOMBRA?
COMO PODE EXISTIR O FILME SEM A TELA? SER VOCE MESMO É ASSUMIR A SOMBRA COMO SOMBRA, E A LUZ COMO LUZ. UM PARTE DO OUTRO QUANDO EXISTE UM OBSERVADOR, E O DESAPARECIMENTO DE AMBOS QUANDO NÃO HÁ OBSERVAÇÃO.

NÃO HÁ DOIS "VOCE", diz Ramana.

Muito cuidado para não cair nas malhas da imaturidade espiritual...dependência e passividade.
Assim, alguém pode dizer: "Mas se cair, faz parte da vontade do universo ou do destino".

Sim, é claro. Mas se não aconteceu ainda, porque dizer isto? Ora, é justamente por isso que os mestres estão falando e aconselhando a milhares de anos. Observe suas crenças pessoais e certamente voce verá QUEM está criando sua realidade a cada momento.
Satsang pode ser apenas um êxtase passageiro.
A maturidade do ego é o que o permite cair.
Sou totalmente a favor do que KEN WILBER quer dizer como trabalho integral: a personalidade humana está dividida, e cada aspecto deve ser olhado com carinho.
Um ego imaturo verá satsang como tábua de salvação para todos seus problemas! E isso não é verdade.
Nos últimos tempos Osho declarou: "O caminho espiritual não é tão fácil como eu havia dito. Agora que vocês não mais fugirão de mim posso ser honesto: a iluminação não é um mar de rosas."

Om Shanti, Shanti om

SWAMI SAMBODH NASEEB

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...