quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O CAMINHO



Aquele que se agarra à visão mundana não pode entrar no caminho. Àquele que não entende realmente, mas diz que entende,Você não pode falar sobre o caminho. Aquele que vive no conforto ocioso e que é preguiçosoNão pode aprender o caminho. Aquele que acredita em mentes individuais e separadasNão pode falar sobre o caminho.Aquele que abandona o movimento e procura a calmaNão pode cultivar o caminho.Aquele que abandona o ensinamento para investigar a meditação [chin. Ch'an]Não pode atingir o caminho.Aquele que depende de palavras e conceitos para explicar o significado profundo do DharmaNão pode entender o caminho.Aquele que deseja ser apressado e procura por algo fácilNão pode ser iluminado pelo caminho.Aquele que separa o pequeno do grandeNão pode ser iluminado pelo caminho.Aquele que se agarra ao impuro chamando-o de puroNão pode conhecer o caminho.Aquele que não gosta das coisas comuns e simples e,Ao invés disso, tem uma afeição por coisas novas e especiais,Não pode tender ao caminho.Aquele que gosta apenas do simples e superficialMas não gosta do detalhado e profundoNão pode entender o caminho.Aquele que conduz uma tarefa de maneira superficial e que não gosta de esforço,O que é contra a disciplina,Não pode praticar o caminho.Aquele que atinge um pouco mas acha que é suficienteNão pode praticar o caminho.Aquele que tem pouco entendimento mas acha que é suficienteNão pode atingir o caminho.Para atingir o caminho,Apenas transcenda as preocupações, visões e tentações mundanas.Para atingir o caminho,Apenas permaneça modestamente e com mente aberta.Para atingir o caminho,Apenas trabalhe assiduamente.Para atingir o caminho,Apenas aprenda, com professores bons e próximos,Como compreender o Dharma intuitivamente e, em todos os lugares,Use o ensinamento experientemente para selar a mente.


(Ou-i, 1595-1653. Adaptado de An Exhortation to be alert to the Dharma. Traduzido por Lok To, editadopor Frank G. French. Bronx: Sutra Translation Committee of the United States and Canada, 1987. Pág. 2-3.)

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...