quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

QUESTÕES


Oi João! Que bela pergunta!

Quando escreví os tópicos, minha intenção era simplesmente criar reflexões para muitos que recebem esta lista. Há muitos que participam silenciosamente, pessoas que não estão nem em terapias nem frequentando satsangs. Acho bom podermos abrir o leque...já que hoje me sinto bem mais maduro para falar sobre isto. Esta lista tem algo maravilhoso que o Nirav propõe: este espírito ecumênico. Acho louvável ter-se mantido por tantos anos este grupo, já que foi através dele que conheci Nirav e depois Ramesh, Nisargaddata, Ramana.

Bem, vamos às questões:


Voce disse: Acho bem legal as terapias Naseeb, e realmente épossível perceber melhoras em muitos casos. Só achoque elas não sejam algo sempre funcione, e isso nempor culpa do terapeutizado ou da terapia. Acho issouma coisa importante de salientar.


Concordo com você, Joao. Neste mundo nada funciona sempre. Nem mesmo satsang. E na terapia nao podia ser diferente: Depende do terapeuta, do terapeutizado, da vontade da vida. Mas sempre temos que ter em mente uma coisa: funcionar o que? para encontrar Deus a terapia nao funciona. O que ela pode ajudar é a mostrar por exemplo as projeções que estamos acostumados a fazer quando estamos apegados às visões da mente racional limitada.
Cada um vai por onde se sente inclinado a ir de acordo com o fluxo de seu aprendizado no momento. Nada é garantido. Ir para dentro do desconhecido e incerto é um dos pontos vitais do buscador da verdade. Há detalhes a serem vistos sempre: O terapeuta é um meditador? É um buscador da verdade? Tem algumas realizações? Quando Osho falava que a terapia poderia ajudar a levar as pessoas a real meditação e aos satsangs ele queria dizer que o terapeuta tem que ter uma visão da unidade por ele mesmo. A maior parte dos terapeutas trabalha apenas com o ego, sem jamais apontar a seus clientes a necessidade de transcendência. É nesse ponto que para mim a terapia não tem sentido. Se você tem uma noção do trabalho de Osho verá que ele não foi apenas um grande mestre, mas foi também um grande curador e terapeuta. Até de hipnose ele falava como de grande ajuda ao meditador...Então, lembremos, tudo tem um contexto.



Você disse: Sobre a sua resposta anterior, vc usa um termo comonos sermos forças criadoras... vc quer dizer com issoque podemos moldar nossas percepções e experiências amaneira que desejarmos?


O que naturalmente acontece é que podemos atrapalhar o fluxo natural da expressão da vida neste corpo. A expressão do EU REAL é pura criatividade. Mas a expressão do EGO é de reatividade, automatismo e repetição. Não é uma questão de conseguir o que voc~e deseja, porque no momento atual muitas coisas que você deseja nao vem de você, porque você como entidade NAO EXISTE. Os desejos de uma mente imatura a levará a mais e mais desejos. É a mente que possui certos desejos distorcidos pela sua ilusão em acreditar que é isto ou aquilo que a satisfará. Com o trabalho nos 3 primeiros chacras, o campo material de vibração muda, e "desejos" reais de crescimento surgem. Exemplo de desejo real? A vontade de encontrar Deus em si mesmo. A vontade de expressar seu ser com autonomia e coragem. A vontade de ser voc~e mesmo!

Quanto a terapia, muitos exemplos podem ser dados. Exemplo: se voce percebe em que seu pai não é aquilo que voce pensava e se dá conta de que estava distorcendo os fatos de quando era criança devido á sua própria mente já ter tendência latentes, a sua relação com seu aspecto masculino interno irá mudar, e com isso, novas possibilidades se abrem no infinito campo vibracional do mundo manifesto. Digamos assim: em termos de organização mental e emocional, devido aos lixos energéticos que juntamos, a terapia pode ser um bom começo na jornada. Mas detalhe: sempre junto com a meditação!

Terapia não irá levá-lo a iluminação, pois ela não foi desenhada para isso. Mas irá facilitar o "modus operandi" no seu deslocamento pelo mundo, isso sim.
Tenho um modelo de trabalho que é o seguinte: os 3 primeiros chacras podem ser trabalhados em terapias energéticas, então o quarto, o chacra do coração, se abre naturalmente. A partir de então, meditação, satsangs, auto-investigação, presença na energia dos gurus serão necessários para atravessar os outros centros.
Este é um trabalho que chamo de Autoconhecimento Integral. Você é Um, mas quando se vê através da mente você pode dividir-se em 7 pontos, para faciltar a operacionalidade do trabalho em Si.

É muito difícil o trabalho dos mestres e orientadores, porque eles precisam falar do começo, do meio e do fim. (Não existe começo, meio e fim em realidade, MAS PARA VOCÊ, no momento em que estás, ISTO EXISTE)
E aqueles que estão no início da jornada muitas vezes anseiam pelo fim. Então deve-se falar do começo. E aqueles que já passaram pelo começo precisam ouvir sobre o fim (satsangs), porque a jornada só termina quando o eu desaparece por completo.


BOAS FESTAS PARA VOCÊ!
PAZ NO CORAÇÃO!

Swami Sambodh Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...