sábado, 18 de junho de 2011

LEITURA



A leitura e o estudo fazem parte do caminho. Mas não podem ser a única base. Caso contrário, existe o perigo da sua mente começar a controlar o seu processo, já que não existe ninguém de fora lhe auxiliando a ver o que você não pode enxergar por você mesmo devido aos hábitos e crenças dominantes da personalidade. Com os livros existe a possibilidade de se ficar preso a teorias que não servem para você. Elas foram experiências de outros, serviram a outros. É preciso aprender a reconhecer o seu próprio processo. Estudos excessivos sem a prática regular e a troca com pessoas e professores espirituais podem satisfazer o ego, e criar um mundo imaginário que pareça evolução na mente do buscador. No meu caso, livros me deram insights, mas nunca visões permanentes e profundas como meus mestres e professores do caminho me deram. Incentivo sempre uma busca real, estar em companhia de pessoas que estão buscando a mesma coisa que você. Estar em satsang é realmente a maravilha das maravilhas. Satsangs são momentos de estar em companhia do amor, da paz, dos ensinamentos, da verdadeira união de amigos do caminho. Sat quer dizer verdade. Sanga é comunidade. Comunidade de amigos que se reunem para comungar com a verdade.

Livros são como cardápios. Eles são importantes para motivar a ir atrás da verdadeira comida. Livros são inspiradores. O verdadeiro alimento se faz na vida diária, na prática cotidiana do viver, nos relacionamentos, no aprendizado de discernir o real do ilusório.

NASEEB

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...