terça-feira, 5 de maio de 2009

TUDO É UM


O que a visão do Advaita Vedanta e de Cristo querem dizer com “Tudo é Um com Deus”?



A resposta é simples: a mente humana é o que cria separação. Tudo é Um na visão original, que é a visão do Pai Eterno. Sem o instrumento chamado mente não é possível ver a vida como ela se apresenta agora, com toda essa diversidade de corpos, mentes, animais, universos, enfim, toda a criação que está diante de nossos olhos.

Vamos dar um exemplo para podermos visualizar este complexo percebimento. Imagine que esta Inteligência a que chamamos Deus, em si mesma seja pura potencialidade de Amor e Sabedoria. Deus (sozinho) é pura bênção e perfeição, porque em si mesmo não tem opostos, não pensa, não tem sentimentos. Apenas É.

Deus apenas É. Em seu estado original aquilo que chamamos Deus apenas É. Em Si mesmo contém todas as coisas, todas as energias muldidimensionais. Mas essa energia mutidimencional, esta abundância de criatividade não está manifestada. O que quer dizer isto? Em seu estado original Deus está passivo, não age, não se relaciona, apenas É esta potencialidade infinita que guarda em Si mesmo.

Como Deus se manifesta? Como ele poderia desfrutar de sua magnitude suprema? Como ele poderia pensar e se relacionar com sua criatividade?

Nós pensamos que a criação foi criada num certo dia, mas em verdade a criação sempre existiu. Talvez de formas diferentes, em mundos diferentes, mas sempre existiu. Porque? Simplesmente porque Deus não existe e nunca existiu sozinho. Seu modo de ser é também pensar, relacionar-se e sentir. Quando Deus pensa em si mesmo ele pensa através de uma mente. Quando Deus quer sentir a si mesmo, ele sente através de uma mente. Quando Deus quer ter sensações, ele tem sensações através de um corpo.

Ou seja, Deus e seus filhos são uma única substância inseparável. A criatura e o criador não são dois – são Um. A existência não é algo mecânico, ela é orgânica. Toda a existência é o corpo de Deus – é isso que todos os sábios vem dizendo há milênios. Você não existe como uma ilha, todos nós somos partes uns dos outros, todos participamos da criação não como algo separado, mas como membros e corpos dessa criação chamada Deus manifesto.

Deus não-manifesto é Deus passivo, energia pura, sem dualidade, puro potencial. Deus manifesto é Deus em ação. Deus em ação é toda a criação, todos os universos, todos os seres. Deus ativo é o que a religião Cristã chamou de “Seus Filhos”.

Há separação entre a onda e o oceano? A onda está separada daquilo que chamamos oceano? Qual a distinção dos dois então? No nome e na forma. Um chama-se onda e outro oceano – distinção no nome. E na forma? Um sobe e desce,e outro está sempre no mesmo lugar. As ondas são impermanentes, estão sempre mudando. O oceano está sempre ali.

Deus é o oceano. Os filhos são as ondas. Não há real separação e não ser pelo nome e pela forma.

Quando uma pessoa cresce, é Deus que cresce. Quando uma pessoa ama, é Deus que ama. Quando uma árvore floresce, é Deus que floresce. Quando uma flor desabroxa, é Deus desabroxando.Deus é o perfume presente em todas as coisas, porque na verdade tudo é Um. Na onda existe a presença do oceano. Porque o oceano e a onda não são duas coisas. Deus está na criação assim como o oceano está nas ondas. Não ha separação em verdade.

Swami Sambodh Naseeb

Um comentário:

Templo disse...

Olá Naseeb,

Agradeço por sua visita ao meu blog, e lhe agradeço muito por ter gostado.

Sabe, sempre me perguntei por que as pessoas (tanto as que estudam como as que são mestres) do Advaita... tão poucas conhecem o Joel Goldsmith.

Na minha visão, A mensagem que Goldsmith trás em "O Caminho Infinito", é tão iluminada quanto o próprio ensinamento do Advaita, pois ele nos ensina a transcender a mente e a perceber que somos "Consciência-Sendo". Mas há um diferencial: Goldsmith nos ensina a usar as forças imanente à Consciência Iluminada que somos para vivermos nossas vidas (humanas/fenomênicas) com Sabedoria, Amor, Harmonia, Prosperidade... ou seja, Por meio dos ensinamentos do Caminho Infinito aprendemos Quem realmente somos e aprendemos também a viver bem nossas vidas humanas - essa é a proposta do Osho, não é: atingirmos a condição de Zorba, o Buda. Acho a mensagem do Joel muito completa.

E fico feliz que um professor do Advaita como você (eu o conheço, pois acompanho as conversas dos grupos yahoo do Nirav e também do Marcelo Ferrari, e já vi você tecendo seus comentários por lá, rsss) tenha interesse pelo Joel Goldsmith. Há também os ensinamentos da Seicho-no-Ie, que transmitem a mesma Verdade, mas com um foco mais oriental do que ocidental, ao passo que a mensagem de Joel é predominantemente cristã. Mas é o mesmo ensinamento.

Ficarei feliz em ter você acompanhando meu blog. Pra mim, é uma honra uma pessoa como você passar a gostar de lê-lo. Também andei dando uma lida no seu, e gostei. Ainda não tinha conhecimento dele. Vou adicioná-lo na minha lista de blogs indicados... e passar a lê-lo também.

Muito obrigado.
Que a Paz de Deus esteja conosco.

Abraços.

Gugu.

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...