segunda-feira, 4 de maio de 2009

FELICIDADE NO FUTURO?


Outra coisa que podemos notar claramente é que a mente sempre está jogando nossa felicidade para o futuro. Ela projeta a felicidade no amanhã, dizendo para você que hoje não é possível, mas amanhã quem sabe... Então nós ficamos na esperança dessa felicidade chegar. Mas esta felicidade que está no tempo, que vai chegar um dia porque as coisas mudaram, esta felicidade não é a felicidade espiritual, porque ela depende de uma aquisição externa, está fora de mim, não está aqui-agora, depende de algo que não sou eu.

Tenha certeza de uma coisa: esta felicidade que um dia vai chegar, em algum momento irá embora. É só uma questão de tempo. Pois tudo que chega também está destinado a ir. Neste mundo não há nada que seja permanente. Portanto, se estamos esperando uma felicidade permanente no futuro, estamos em ilusão. A única felicidade que é permanente está presente aqui e agora. É uma maneira especial de olhar para a vida.

Há uma historinha sobre um mestre que estava em seu leito de morte. Um dos discípulos sabendo de seus gostos preferidos, querendo agradar o mestre antes que ele se fosse, resolveu buscar um bolo para ele.
Quando ele chegou com o bolo o mestre ficou com os olhos cheios de luz, com um sorriso de criança olhando aquele bolo delicioso.
Então um dos discípulos disse:
“Mestre, diga-nos suas últimas palavras. Nós precisamos ouvir seu último ensinamento”
E o Mestre sorriu, provou uma fatia do bolo e disse:
“Ahh... Que bolo delicioso!”, e morreu.

Isto é a felicidade espiritual – uma mudança de percepção. Uma outra maneira de perceber e vivenciar a vida. Não uma aquisição nova, um saciar de um novo desejo, mas uma maneira de olhar para o presente que traz preenchimento e paz.

Swami Sambodh Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...