segunda-feira, 4 de maio de 2009

O AMANHÃ NUNCA VEM...


Na verdade, se você não consegue amar este momento agora como ele é, com as coisas e pessoas que tem em sua vida hoje, quem lhe garante que no futuro você saberá? Você novamente estará no futuro com as mesmas idéias. E quando chegar amanhã, você projetará novamente a felicidade no amanhã. E não é isto que todos vem fazendo?

Então este “amanhã” nunca vem. Este contentamento no amanhã se torna uma doença mental, uma prorrogação contínua do seu relaxamento e da sua paz. Este futuro feliz se torna uma ilusão pela qual vivemos embriagados. E esta é uma fórmula muito comum para perder a real felicidade que a simplicidade do momento nos dá.

Felicidade espiritual depende apenas de uma nova percepção da vida neste exato momento. É um despertar da sensibilidade que me traz para este momento uma alegria íntima com todas as coisas, com todas as pessoas. Preenche o meu coração com um sentido de vida, trazendo um silêncio belo e pacífico, uma confiança infinita, e uma aceitação natural da vida com todos os seus contrastes.

Um monge zen estava caminhando pela floresta, quando um tigre enorme saltou em sua frente. Como o tigre veio em sua direção ele saiu correndo. Quando chegou em um precipício, resvalou e caiu. Por sorte, agarrou-se em um galho de árvore. Olhando para cima, o tigre o esperava faminto. Olhando para baixo, um desfiladeiro mortal. Que destino! - pensou ele. Já estava na pontinha do galho, quase caindo, quando avistou duas frutinhas vermelhas. Estendeu a mão e levou-as à boca. E disse para si mesmo: “Que frutinha maravilhosa!”

Moral da história: Este monge estava presente e acordado, e por isso transformou aquele momento trágico em um momento mágico. E isso aconteceu devido a uma mudança de percepção.

Swami Sambodh Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...