quarta-feira, 13 de maio de 2009

A BOLHA CHAMADA MENTE


Imagine que de um oceano nasçam bolhas d’água. Essas bolhas são feitas de água. Vamos imaginar que a bolha, sendo uma forma diferente do oceano, tem um eu dentro dela que diz: “Eu sou bolha”. Em verdade, a bolha nunca esteve separada do oceano. Mas “dentro” da bolha há uma idéia, e essa idéia cria uma ilusão de separação, de independência do oceano. A bolha pensa que se auto-sustenta. A bolha pensa que existe em si. Ela depende do oceano e do ar para existir. Em verdade, é tudo o oceano mesmo. Bolha ou vastidão do oceano são apenas nomes separados para a mesma coisa. Como diziz Buda: Você não é nome nem forma!
Quem é você? A Consciência que permite forma e nome virem à existência!

A mente é uma bolha que cria filmes e experiências. A Consciência até então pura se transforma numa bolha de pensamentos, sentimentos e sensações. Quando Consciência está identificada com a bolha, ela diz: "Eu sou uma bolha", "Eu sou um corpo".
Meditação, conhecimento correto e aceitação/entrega/devoção leva o buscador a reconhecer que sua natureza verdadeira não é "bolha" e sim Consciência, Deus, Totalidade, Vida Universal.


SAMBODH NASEEB

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...