quarta-feira, 5 de maio de 2010

RESPOSTA A UM AMIGO


(Resposta a uma pergunta de um amigo...)


Quanto a sua pergunta:

Para cada indivíduo funciona diferente. Existem yogas (caminhos) para todo tipo de personalidade. É por isso que apareceram tantas religiões, porque muito variadas são as mentes e corpos e personalidade de cada um.

Você diz: "A minha reflexão é : parece que dessa forma o dinamismo é maior, tem mais vibração, empolga a gente e inclusive as pessoas, mas em compensação a outra traz mais tranquilidade... então... Qual é o ideal ?"

Uma coisa não exclui a outra! Faça as duas! Como fazer? Ora, se voce perceber, tanto quanto se sentir empolgado ou se sentir mais pacífico sao qualidades da mente! A primeira é uma energia mais rajásica (ativa) e a outra mais satwica( serena). Ora, dependendo da sua atividade vai haver necessidade de mais rajas ou mais satwa (nós temos 3 gunas que trabalham no nosso corpo/mente: tamas(passividade), Rajas (atividade), Satwa (serenidade espiritual). Mas quem está observando? a consciência não está observando sempre um ou outro se manifestar?

Então é isso que quero dizer com praticar as duas coisas. A meditação diária investigativa é muito natural. Ela só depende de uma coisa. Que você se perceba. Cada pensamento, sentimento, sensação. Apenas isso. Aquilo que percebe é a consciência, que é seu corpo de luz, amor e inteligencia.

O corpo mente é algo mecanico, e vc pode trabalhar ele como quiser! Neurolinguistica, exercícios físicos, afirmações, não importa. O fato é que com o mecânico temos que trabalhar sempre, porque se deixar de trabalhar, ele muda. Um bom exemplo é a ginástica. Vc deixa de fazer, seu corpo muda! A mente é assim!

Se para o seu trabalho você precisa e vê que funciona melhor esta energia ativa, USE-A! Mas use-a CONSCIENTEMENTE. Apenas isso! Observe a energia ativa se manifestando! Observe a empolgação se manifestando! Observe! Testemunhe o Ribamar em ação. É muito divertido!

Então, o ponto é este: o corpo e a mente sobrevivem de condicionamentos contantes! Mas aquilo que somos não precisa! Então, podes brincar com seu corpo e mente a vontade!!! O Espírito de Luz que você é sempre brilhará para ajudar este corpo e mente da forma como você tem sentido que ele tem ajudado! Tudo é feito pelo Espírito! O corpo e a mente são apenas intrumentos sem consciência, mas quando você começa a ter consciência da consci~encia, então mais luz permeará o seu corpo/mente.

Meditação na vida diária é simplesmente testemunhar as ações, sentimentos e pensamentos...

E com certeza o amor da Consciência Profunda que você é lhe guiará para mais e mais realizações e expressões únicas nesta terra. Tudo é feito pela Consciência! Ribamar é um servo dela! Todos somos servos da Consciencia. Alguns sabem, outros não.

Não se importar com o que acontece é simplesmente permitir as mudanças, as transformações, os novos pensamentos, afinal, tudo que acontece como a expressão plana da Consciência Universal (Ser) na consciência pessoal (mente). A Consciência Universal pode ser entendida como uma mão. A mão tem os dedos. Os dedos são instrumentos da mão, mas não deixam de fazer parte da mão. Até é possível existir uma mão sem dedos, mas você já viu dedos sem mão? (rsrs)

Tudo é Vontade dessa Consciência Universal. Incluindo as subidas e descidas.

Não se importar com o que acontece é o pico da Aceitação, onde tudo é visto como um mosaico perfeito além da mente. Afinal, a mente humana não pode compreender o Todo. ela só pode se "render" ao Todo.

Espero ter ajudado um pouco...

Escreva sempre que quiser!

É um prazer compartilhar!

Abração,

Naseeb.



Um comentário:

Samani disse...

Naseeb, você é maravilhoso. És mestre
em expor tão claramente a verdade que
faz um eco enorme em mim. Grata, amigo.

Sãmani

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...