terça-feira, 25 de maio de 2010

O ALIMENTO DO EGO


Gostaria de saber um pouco mais sobre o ego. Por que precisamos sempre alimentar o nosso ego? Falamos tanto em autoestima. Precisamos ser aprovados o tempo inteiro para nos sentirmos harmonizados. Qual a necessidade do ego de se sentir sempre positivo e inflado?

O ego precisa se alimentar constantemente de imagens para se sentir real. Não importa se você tem imagens positivas ou negativas sobre si mesmo. Para o ego, o importante é não ficar “vazio” de imagens.

É por isso que precisamos o tempo inteiro de autoestima e de pessoas que reforcem nosso sentido de “eu-ego”, aprovando aquilo que somos e fazemos.

Sentimos uma enorme necessidade de sermos aprovados por todos que estão a nossa volta para nos sentirmos amados. Assim, nos percebemos aceitos e com algum valor. Essa é a identidade do ego. Ela é criada pela aprovação dos outros. Ela vem de fora. Por isso os místicos dizem que o ego é uma falsa identidade, porque ela vem indiretamente. Você não sabe quem é. Você espera que os outros avaliem e aprovem quem você é. E se isso não acontece, sofrimento vem pelo sentimento de rejeição.

Por isso, o ego sempre terá prazo de validade. Daqui a um dia ou dois (se durar tanto), alguém irá desaprovar você e todo encanto evaporará como fumaça. Então volta a depreciação, a sabotagem, a desvalorização de si mesmo e você se fecha novamente para a vida. Essa identidade do ego funciona como se fosse feita de areia. Basta subir a maré e tudo está destruído.

Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...