domingo, 3 de maio de 2015

GAIOLAS SÃO LUGARES ONDE AS CERTEZAS MORAM




O antropólogo e psicólogo Roberto Crema, há muito em suas palestras vêm expondo nossa sociedade de normopatas. Mas o que é NORMOSE?
Pierre Weil, fundador da Universidade da Paz, define assim: "Um conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir, aprovados por um consenso ou pela maioria das pessoas de uma determinada sociedade, que levam a SOFRIMENTOS, DOENÇAS E MORTES."
Consciência é a palavra chave. Um indivíduo sem inteligência e consciência crítica é manobrado pelo medo, faz concessões, se limita a apenas obedecer a impulsos de sobrevivência, deixando de lutar por sua própria expressão criativa e amorosa, e, consequentemente, a produção de cultura.
O ser humano é um ser de possibilidades. Não é algo fechado, programado, acabado, fixo. Seu destino é sempre aberto. Mas sem consciência de si e do mundo, limita-se a viver como autômato, produzindo ações e reações totalmente previsíveis.
Rubem Alves, mestre poeta da alma e educador que sempre admirei, por ter sempre conservado seus olhos de criança e sua sabedoria milenar, escreveu uma vez:
"Somos assim. Sonhamos o voo, mas tememos as alturas. Para voar, é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. mas é isto que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram."

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...