quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SOLTANDO RESPIRAÇÃO


Uma vez perfeita a respiração, tudo o mais entra nos eixos.
Respiração é vida, mas as pessoas ignoram, não lhe prestam nenhuma atenção. E toda mudança que acontecer, acontecerá através da mudança em sua respiração.
Todos respiram de uma maneira errada, porque toda a sociedade está baseada em condições, noções e atitudes muito erradas. Por exemplo, uma criancinha está chorando, e a mãe lhe diz para não chorar. O que a criança fará? Ela começará a prender a respiração, porque essa é a única maneira de parar de chorar. Se você prender a respiração, tudo pára: o choro, as lágrimas, tudo. Então, aos poucos isso se torna fixo – não fique com raiva, não chore, não faça isso, não faça aquilo.
A criança aprende que, se ela respirar superficialmente, permanecerá no controle. Se ela respirar perfeita e totalmente, como toda criança nasce respirando, ela se tornará selvagem. Assim, ela se mutila.
Toda criança brinca com seus genitais, porque a sensação é prazerosa. A criança não está ciente dos tabus e das tolices sociais, mas, se a mãe ou o pai a vêem brincando com os seus genitais, eles lhe dizem para parar. Uma grande condenação está nos olhos dos pais, e a criança fica chocada e com medo de respirar profundamente, porque, se respirar profundamente, a respiração irá massagear seus genitais por dentro. Isso se torna problemático, e ela deixa de respirar profundamente; sua respiração fica superficial e, assim, ela se isola de seus genitais.
As pessoas de todas as sociedades sexualmente reprimidas têm a respiração superficial. Respiram perfeitamente somente as pessoas que não têm uma atitude repressiva em relação ao sexo. Sua respiração é bela, completa e inteira. Elas respiram como os animais, como as crianças.

(Osho)

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...