sexta-feira, 21 de novembro de 2008

MÉRITOS DA MEDITAÇÃO


A meditação vai proporcionar o que? A estabilidade.Aquilo que nós chamamos de pensar, vaguear mentalmente é essencialmente isso; a gente contempla um objeto, esse objeto manifesta os cinco skandas e na seqüência nós temos um passear por objetos tendo essas energias por foco. Assim vamos girando na roda da vida. De um modo geral isso é a nossa ocupação mental. Então, na meditação, o primeiro ponto é a tranqüilização, se não a desenvolvermos vamos simplesmente sair pensando, nem é preciso sentar, a mente fica pensando e agindo. Pensar e agir é girar a roda da vida, é o que estamos fazendo por vidas e vidas, desde tempos sem início.Olhando dessa maneira, vamos entender a que o Buda se refere com a expressão "escuridão dos sentidos". É uma experiência muito importante mas gravíssima porque quando abrimos os olhos estamos imersos na escuridão dos sentidos e não nos damos conta.
Para nós a escuridão é falta de luz, se quando abrimos os olhos temos luz, porque chamamos de escuridão? É escuridão porque existem os impulsos sensoriais – visuais, gustativos, olfativos, tácteis, ou auditivos – sejam quais forem, que nos conectam aos pensamentos e nos fazem seguir sempre presos em um processo que obstrui a clareza ou liberdade da mente. O Buda diz que quando interromper isso a pessoa abre os olhos e é como alguém que realmente abriu os olhos e se move com uma clareza nunca experimentada. Antes disso tudo o que nós podemos pensar durante uma vida inteira está inteiramente limitado às associações cármicas às marcas mentais. Assim, vamos de uma marca para outra, em um movimento sempre presos a este processo, sem esperança de liberação.

LAMA SAMTEN

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...