sábado, 1 de novembro de 2008

ENTREVISTA COM SESHA


Publicada na revista espanhola Verdemente.

O que é o Vedanta Advaita?

O Vedanta Advaita, o Vedanta Não-dual, é a jóia suprema da tradição filosófica hindu. É um sistema filosófico teórico e prático que dá resposta às perguntas fundamentais que todo ser humano possa ter e que estuda em profundidade os diferentes níveis de consciência, que vão desde o estado onírico até os maravilhosos estados da Não-dualidade que atuam na Meditação e no Samadhi.

A que se refere o termo “advaita’, quer dizer, “não-dualidade” ?

Para explicar de uma maneira breve e simples, o conceito de não-dualidade ou não-diferença faz alusão ao fato de que o observador é não-diferente daquilo que observa; ou que o sujeito é não-diferente do objeto; ou que o indivíduo é não-diferente do Absoluto. Por exemplo, isso quer dizer que, embora duas células quaisquer de seu corpo não sejam a mesma célula, ambas são não-diferentes; de fato, ambas compartilham a mesma informação genética. Do mesmo modo, embora você não seja eu, nem eu seja você, ambos somos essencialmente não-diferentes. Isto é exatamente o que vê um gnani ou sábio hindu, um místico cristão ou islâmico, um Buda ou qualquer ser iluminado ou desperto de qualquer tradição.

E o que é meditar, a partir da perspectiva Advaita?

Meditar é a aquietação da agitação mental. Meditar não é destruir a mente, mas aquietá-la; é permitir que a Consciência conheça diretamente a Realidade sem a mediação ou interferência da atividade mental.

SESHA

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...