DES-APEGO

Gosto muito da expressão da verdade de Gangaji, uma professora espiritual norte-americana que reconheceu sua divindade. Ela havia sido discípula de Poonja, um mestre iluminado advaita que morava na Índia. Gangaji foi incentivada por ele a dar satsangs (encontros espirituais), onde a verdade poderia ser cultuada, amada, vista em comunhão, por todos.
Ela tem uma expressão muito suave e graciosa da verdade. Ela diz: “Simplesmente páre tudo” diz bondosamente. “Páre tudo e nesse instante, seja verdadeiro e honesto ao momento”.
A simples questão de parar é algo que muito tempo eu não tinha assimilado completamente. Afinal, o que é parar, que Gangaji tanto fala. O aprofundamento desse “acordar para a verdade” me fazia a cada dia despertar para mais surpresas.
Uma vez, quando dava um retiro de meditação, uma pessoa me perguntou:
“Naseeb, o que eu faço para parar esses pensamentos?”
Eu disse a ele: “Aprendi uma coisa muito bonita com Gangaji. Simplesmente aprenda a parar. Ora, esteja pronta para parar tudo, todo o investimento em seus pensamentos, expectativas, idéias de futuro e passado, simplesmente ABRIR MÃO DISSO TUDO neste exato momento. Apenas agora.
Eu diria que de um modo budista nós falaríamos DESAPEGO.
sambodh naseeb
Comentários