domingo, 21 de novembro de 2010

O PORTAL DA LIBERDADE


Esse é o aspecto importante: você estar querendo chegar a algum lugar e não estar conseguindo. Está correndo atrás do quê? Está querendo imitar quem? Está querendo fazer certo para quem? Essa é a sua tensão, que te impede de relaxar, de estar aqui e agora, ouvindo esse rio. Aí tem de sempre estar correndo, correndo...

É como se eu estivesse fugindo de alguma coisa. Não sei se estou fugindo ou buscando.

As duas coisas, talvez. Fugindo do seu passado, que você não aceita, e tentando buscar um outro futuro, para fazer diferente do seu passado. Esse é seu grande engano. A única possibilidade é a de estar aqui, agora.

Isso é muito significativo. Você ocupa vidas e vidas fugindo do passado e correndo atrás do futuro. Você usa o presente como um trampolim para chegar ao futuro. Então, você não usufrui o presente. Não vive o presente.
Esse exercício que estamos fazendo é uma forma de estarmos aqui e agora para poder automaticamente aceitar o futuro?

Se você aceita o presente, o passado está sendo aceito automaticamente e o futuro deixa de existir. O futuro é um vir-a-ser – ele não aconteceu ainda - e o passado já passou. A única realidade é o aqui e agora.

Perceba a dimensão da ilusão: o passado já passou! O futuro ainda não chegou. Não existe também. O que é real? Só este exato momento. Isto é real. Só. Essa é a porta para a eternidade. Esse é o portal para a liberdade.

PREM BABA

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...