segunda-feira, 1 de novembro de 2010

AMANTE DA REALIDADE

As pessoas sempre me dizem: “Mas seria desestimulante se eu parasse de argumentar com a realidade. Se simplesmente aceitar a realidade, me tornarei passivo. Posso até perder o desejo de agir”. Eu os respondo com uma pergunta: “Você pode realmente saber se isto é verdade?”. O que é mais estimulante: “Gostaria de não ter perdido meu emprego” ou “Perdi meu emprego o que posso fazer agora?”.

A investigação que fazemos agora revela que aquilo que você acha que não deveria ter acontecido, na verdade, deveria ter acontecido. Deveria ter acontecido porque aconteceu. E nenhum pensamento no mundo poderia mudar isso. Isso não significa que você condena ou aprova: significa apenas que você pode ver as coisas sem resistência e sem a confusão da luta interna.

Ninguém quer que seus filhos fiquem doentes ou estar num acidente de carro. Porém, quando as coisas acontecem, como pode ser de alguma ajuda argumentar mentalmente com elas? Sabemos que o melhor não é argumentar, contudo, ainda assim, fazemos, por não sabemos como parar.

Eu sou uma amante daquilo que é. Não porque sou uma pessoa espiritualizada, mas sim porque machuca quando discordo da realidade. Nós podemos saber que a realidade é boa assim como é, porque, quando nós argumentamos com ela (a vida), experienciamos tensão e frustração. Não nos sentimos naturais e equilibrados. Contudo, quando paramos de nos opor à realidade, as ações se tornam muito simples, fluídas, gentis e sem medo.

Byron Katie

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...