segunda-feira, 9 de março de 2009

OSHO NÃO DEIXOU NADA DE FORA...




Há 16 anos atrás eu iniciava a jornada da meditação. Conhecí o mestre Osho e um centro de meditação em Porto Alegre - Osho Bholi Meditation Center. Minha meditação preferida era a kundalini. Até hoje amo esta prática. Na época frequentei muitos grupos de crescimento, entre eles, os que mais gostava era o de Renascimento e o de Biodança. Vim a me tornar mais tarde terapeuta nesta técnica de Renascimento (Respiração Consciente).


Osho não deixou nada de fora, quando se trata de crescimento do potencial humano. Alguns mestres da humanidade, principalmente os que tratam do assunto de não-dualidade ou advaita, renegam o crescimento humano e passam a dar valor em uma espiritualidade muito sem chão. No meu ponto de vista, isto cria esquizofrenia, divisão. A matéria não é diferente do espírito. é um mau entendimento da não dualidade que faz certas pessoas deixarem de cuidar de sua mentes e corpos. Osho foi um dos mestres da atualidade que chamou a atenção de um crescimento integral. E por isso desenvolveu terapias. Afinal, mestres orientais não falam sobre terapia. É coisa do ego, eles dizem. Bobagem. Há um crescimento no tempo, no corpo e na mente, dentro da dualidade, e é isto que chamo de evolução. Mas por outro lado, há uma parte de nosso ser que não precisa de evolução, que é perfeita e sempre eterna - e a isto chamo de transcendência. EVOLUÇÃO E TRANSCENDÊNCIA. Imanente e além. Somos ao mesmo tempo partículas e ondas. Totalmente paradoxais, misteriosos, contraditórios! Espírito e matéria dançando e celebrando as possibilidades!


Mas devemos dizer: quando acordamos para o infinito, ou seja, para o que somos em verdade que não é o corpo e nem a mente, relaxamos na nossa busca ansiosa por perfeição. Essa é uma diferença substancial. Então, a evolução do corpo e da mente tomam um novo perfume. Se você quer trabalhar sua mente pode trabalhar até o fim a vida, mas de forma amorosa, sem stress, sem ansiedade de se tornar um modelo para os outros. Com a clareza sobre o que você é de verdade, consciência, a busca por melhoramento se torna apenas uma diversão, como você pinta sua cassa todo ano para ela ficar mais bonita ou como quando você faz uma nova formação para atualizar seus conhecimento na sua área de trabalho. Tudo sempre pode ser renovado, modificado, mudado, transformado. A vida é uma infinita mudança de formas!


Mas o segredo é conhecer que a forma não é você! A forma é uma das maneiras de você brincar neste mundo cheio de diversidade. Mude o quanto quiser, mas aprenda através da meditação e da yoga do conhecimento que você em essência já é perfeito e nunca sujieto a mudanças. Desse ponto de vista a vida se torna uma síntese de aventuras e novas possibilidades constantes.



SAMBODH NASEEB


3 comentários:

Eduardo Piereck disse...

Concordo! Tem o que há importância absoluta, que é saber quem somos, e o que há importância relativa, que é ganhar dinheiro, ter boa saúde, tratar da psique etc.

Ken Wilber é outro que advoga pela saúde integral. Corpo, mente e espírito.

Sambodh Naseeb disse...

YES!

muriloha disse...

Bela reflexão!

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...