domingo, 9 de março de 2008

RÓTULOS

As pessoas gostam de rótulos como evoluído, iluminado, ascenso, e outros conceitos que denotam superioridade. Mas tudo isso para mim é uma viagem de poder. E nessa viagem de poder nós criamos com nossas mentes uma separação entre isso e aquilo, e colocamos isso embaixo e aquilo em cima. Para mim tudo isso não passa de conceitos criados e nada reais. Existem pessoas que deixam ser chamadas de luminados. Acredito que é um bom marketing que essas pessoas encontraram, um marketing bem oriental, é claro (porque no ocidente nem se sabe o que é um iluminado). Sim, podemos até dar um desconto para essas pobres pessoas que fazem da iluminação os seus pedestais. Mas sinceramente, isso vai contra todo ensinamento deles. Se tudo aquilo que é observado em nossa consciência é a criação, se nossos corpos estão incluídos nessa criação, e a única coisa que não está incluída nessa criação é a consciência observadora, então tudo aquilo que observo é parte da consciência que Sou. Se tudo é parte da consciência que sou, porque algum ser divino deveria estar separado de mim? No meu ponto de vista o ser divino é exatamente parte do que sou também, assim como todos os seres que não são tão divinos. O bom e o mau, o certo e o errado, o inferior e o superior, se desmancham quando não comparo-os e quando não vejo-os separados de mim mesmo. Tudo aquilo que vejo está em mim mesmo. Este é o mundo da mente, o mundo da criação, o mundo manifesto, ao qual faço parte mas ao mesmo tempo sou uma rede com todos os outros, desde pedras, animais e seres humanos.

Na verdade, quando observamos o mundo, o mundo nos afeta de alguma maneira. Quando vemos alguém fazer uma injustiça com outro alguém, isso nos afeta, e é natural que nos afete. Quando nos sentimos traídos, isso nos afeta, nos machuca. E nada disso é anti-natural. Mas para as pessoas que se julgam religiosas ou espiritualistas, tudo isso de ser afetado pelo meio ambiente é ruim ou deplorável, sinal de que eles ainda não “evoluíram”. Uma má compreensão doq ue é a vida espiritual, com certeza.

Tudo que existe na manisfestação afeta tudo o mais. Estamos como corpos e mentes sendo afetados por toda a existência a caa momento. Podemos tomar decisões, mas como essas decisões vão afetar aquilo que queremos nós nunca sabemos, pois tudo está sempre em movimento o tempo inteiro, e nessa rede de energia que estamos inseridos tudo pode acontecer e o desconhecido é o único mestre. O que podemos fazer? A melhor e mais bonita forma de receber o desconhecido a cada momento é através da aceitação do coração. Somos afetados sim, mas existe algo em nossos corações que não é afetado pelas circunstâncias externas, e isso é o nosso centro de paz, a nossa essência de amor. Através da meditação e de satsangs nós podemos descobrir que a cada momento somos afetados por tudo, mas que nesse exato momento agora tem algo que é uma pura consciência de silêncio que não é afetada. Existe algo nesse momento com você que está em todos os momentos de sua vida no mesmo lugar, absolutamente imóvel. Acolher com carinho este ponto de paz imóvel em você, descobrir isto a cada dia, é a tarefa de todo ser humano que está em busca de paz inteiror. O corpo e a mente seguirão esta paz na medida em que ela é revelada mais e mais vezes. Você precisa aceitar os humores do corpo e da mente. Você precisa deixar a dor queimar e vivê-la conscientemente, para que a dor se transforme em cosnciência de paz. Viva aceitativamente. Viva de modo que tudo possa lhe trazer mais e mais consciência de paz. Entregue sua vida para a paz do coração e acolha tudo que acontecer a você!

Naseeb

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Nata e todo pessoal do Bio-zen, primeiramente quero dizer que estou com muita saudade do grupo espetácular que se reúne na "busca" do amor, da paz e da fraternidade, digamos assim. E que minha momentânea ausência dos Satsangs e Meditações, não são por vontade própria, e sim de muitas influencias externas, que eu não posso ter "controle", mas um dia voltarei...
Quero dar os parabéns por esse texto, é bastante sábio, uma vez que me faz lembrar muito, até do próprio endereço do site, não-dual, e também de uma frase muito linda e esclarecedora que está no msn de uma amiga minha dessa semana. Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda. De Carl Jung.
No momento em que nos damos sonta que somos todos um, não tem mais separação de nada!
Tudo que acontece é pura evolução, a experiencia que se adquire a cada monento e a expansão de sua conciencias, de que espaço e tempo é tudo uma ilusão, para mim é uma das "coisas" mas linda da vida. Tudo que sobra é Amor. Contato direto com Deus.

Abraço a todos, Jeferson May.

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...