sexta-feira, 14 de março de 2008

OQUE VOCÊ É...

Conheces alguma coisa que tu sejas que não possa ser destruída por ninguém, nem rebaixada por ninguém, nem desmerecida por ninguém?

É possível conhecer algo que não pode ser construído por ti, não pode ser criado por ti, não pode ser destruído por ti, e mesmo assim, seja o ALGO mais permanente de você que existe?

Se você se pergunta “QUEM SOU EU?” e responde alguma coisa como “Eu sou um cara legal” ou “Eu sou um idiota” ou “Eu sou brasileiro”, ou “Eu sou fulano de tal...” você acaba por limitar você a um rótulo específico. Mas quantos rótulos passam por sua cabeça ao longo de sua vida?

QUEM É VOCÊ não pode vir de seu passado, não pode vir de sua memória, senão você estaria falando do que você foi.

Saber quem é você é saber diretamente.

Todos nós nos conhecemos indiretamente através dos outros e raramente nos damos conta disso.

Você se conhece através dos outros.

Um dia alguém disse pra você que você era legal – você acreditou e isso ficou gravado em sua mente. Mas em outro momento disseram que você era um estúpido. E você também aceitou. Infinitas experiências, infinitas imagens do que seja você estão flutuando em sua memória. O bom, o mau, o legal, o amigo, o iluminado, o demônio, o pai, o filho, o tarado, a ninfomaníaca, o artista, o médico, o melhor, o pior, o sucesso, o fracasso...

São infinitas as imagens que recolhemos. Cada imagem deverá construir um pouquinho daquilo que posso chamar de meu ego.

Meu ego é formado por imagens boas e ruins que vou colhendo na experiência de vida.

O ego é a primeira identidade que formamos.

Mas não esqueça: a identidade do ego é formada pelos outros. Se não existissem os outros, eu não poderia me imaginar como um sucesso ou um fracasso. Note como você é um pouco de todas as pessoas que conheceu. A começar pelos seus pais, geneticamente inclusive. Seu corpo contém seus pais. Sua mente contém o que a cultura, as pessoas, o ambiente que você foi criado, sua educação, e tudo mais que foi vivido por você.

MAS QUEM É VOCÊ em essência? Quem é você sem estes rótulos? Quem é você aqui-agora?

Antes de pensar, antes de julgar de isso ou aquilo, quem é você?

Se não existisse ninguém para se comparar, quem é você?

Quem é você neste meio segundo em que nem dá tempo para pensar?

Quem é você quando esqueces o passado e o futuro e não pensa no agora?


Naseeb

Um comentário:

Lu disse...

Querido!!!!
Fazem oito anos e tres meses, que vc me disse: O principal interesse de uma pessoa deveria ser a resposta a "QUEM SOU EU?" e acrescentou: Não fique satisfeita enquanto não souber isso... e eu digo amém.
Obrigada!

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...