domingo, 27 de novembro de 2011

SEM REFERENCIAL


Percebo claramente que esta consciência não é uma pessoa então. Ela nada tem a ver com este corpo aqui.

Exato. Ela nada tem a ver com este corpo. Consciência é o que você é quando está fora do ponto de referência eu. Sem o eu, sem o referencial eu, você não se define mais dentro do corpo. Então? O que é o corpo? É uma expressão de amor passageira de você mesmo. Mas se você se define como corpo, nasce medo e insegurança, porque o corpo é sujeito a doença, velhice, morte. Logo, se definir como um corpo é a raíz do medo. Por isso eu digo que o trabalho da meditação é mudar a sua identidade. Você é consciência. O corpo é uma identidade passageira. O que permanece é consciência.

O que lhe define estar dentro do corpo é a mente, um pensamento! Qual pensamento? O pensamento-eu. Este pensamento-eu é o início de toda a confusão. Por isso, se você tenta meditar mantendo a crença no ego-eu, a sua meditação permanecerá uma meditação do ego. O ego comandará. E o que é uma meditação sob o comando do ego? Ela terá mil julgamentos, análises, interpretações. Então, no começo, o ego sente prazer com a meditação, e assim tudo parece bem. Quando o ego começa a se incomodar ou se acostumar com determinada técnica, então os problemas começam. Isso é meditação do ego. Fazemos o mesmo com o amor. Matamos o amor e a meditação porque olhamos tudo a partir de um ponto de referência falso chamado mim/eu/ego.

Sambodh Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...