domingo, 27 de novembro de 2011

KRISHNAMURTI...


O sábio Krishnamurti uma vez disse que “ você é o mundo”. Ele tentou explicar isso dizendo que o observador e o observado são na verdade uma coisa só. Isso significa que “eu” como observador posso modificar o mundo, que é o observado. A física moderna nos diz o mesmo hoje em dia. Eles sabem que o observador pode mudar uma experiência, e isso foi verificado cientificamente. Gostaria de saber mais sobre isso. O que isso tem de relação com a meditação e a libertação do ego?

Aquilo que Krishnamurti está chamando de observador é o ponto de referência mente/ego/eu. Por observado, ele cita tudo aquilo que o eu pode interpretar, analisar, julgar, ver com os cinco sentidos. Enfim, o importante a saber é que a mente é o observador neste ponto de vista que Krishnamurti está falando. E tudo que a mente observa é objetos, segundo este ponto de vista.

A questão é: Onde está a mente? O que é a mente? Você fala de uma mente, mas você já viu uma mente? Sabe como é um pensamento? Tem idéia do tamanho de um pensamento, sua cor, largura, comprimento, aparência? Não. Nós não podemos saber nada sobre a mente e sobre pensamentos a não ser seus efeitos. Nós não podemos ter uma experiência direta dos pensamentos.

Portanto, quando Krishnamurti está falando isso, ele está dizendo um fato: não há separação entre sujeito eu e objetos mundo, porque não existe em nenhum lugar isso que se chama eu para separar você do mundo. Este “eu” é uma ilusão.

Sambodh Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...