terça-feira, 6 de julho de 2010

VIVER EM CONSCIÊNCIA


Viver relaxado na Consciência é o desafio para a integração do ensinamento. Em primeiro lugar, você escuta o ensinamento. Em segundo lugar, você investiga em sua vida se tudo aquilo faz sentido. Então, à medida que você vive e contempla, os ensinamentos vão se integrando. Por fim, chega o momento da cristalização do ensinamento. Então há pura espontaneidade. Você vive cada dia seguindo seu guru interior, seguindo este guia interno. O final do caminho é quando o guru e você não são mais dois.

Existe um ditado Zen para isto: “Antes de eu estudar o Zen, as montanhas eram montanhas e os rios eram rios. Depois tive minhas primeiras percepções meditativas, e as montanhas já não eram mais montanhas e os rios já não eram mais rios. Agora que eu vivo meditativo, as montanhas são novamente montanhas, e os rios novamente rios”.

Isso quer dizer que a fase final é viver a vida de forma simples e total, com absoluta liberdade. O ensinamento é apenas um conceito útil na jornada. Contudo, Deus não é um ensinamento. Deus se revela no mistério sagrado do momento, sem palavras, em suas ações. O mestre Zen Shunryu Suzuki se refere assim: “Não há pessoas iluminadas, e sim, ações iluminadas”.

S. Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...