sexta-feira, 2 de julho de 2010

DOIS CAMINHOS AO SER





Há duas maneiras de ser jogado direto ao SER. Uma das maneiras é conhecida como Testemunho. Neste caminho nós simplesmente relaxamos, descartando como falso tudo que está sendo visto e tudo que estamos conscientes, permanecendo focado em primeiro plano naquilo que está vendo, na consciência, no observador, na testemunha. Exemplo: Vejo uma pessoa. O normal é esquecer de mim mesmo e me perder na pessoa. Então você lembra que você está consciente da pessoa. E traz sua atenção para VOCÊ, a consciência.
Este é um caminho. Este é o caminho da indagação, do questionamento. Quem é você? Quem é este observador? Isso o levará a ter uma experiência clara da interdependencia do que você chama de eu, e portanto, o percebimento de que o eu não existe como um ser separado de tudo aquilo que existe. E mais: que tudo que você está chamando de eu é uma confusão, uma falta de clareza, porque não há nenhum eu controlando absolutamente nada. Apenas uma consciência além da forma.

O segundo caminho é estar total com tudo no momento presente. Quando estiver abraçando, esqueça de você mesmo e deixe apenas o abraço existir. Quando estiver caminhando, esqueça de si e deixe o caminhar existir. Quando um pensamento surgir, note que você e o pensamento são UM. Não existe você pensando o pensamento. O pensamento está acontecendo espontaneamente. Tudo está acontecendo espontaneamente. Tanto o esforço quanto o não-esforço. O segundo caminho é notar como isso acontece e permitir isso. Entregar-se para isso. Ser UM com todo pensamento, sentimento e ação que surge da consciência. Dessa forma, o ego entra em colapso.

Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...