segunda-feira, 5 de outubro de 2009

MEDITAÇÃO


Uma pessoa pode ser religiosa pelo medo. Ela pode ter medo de não acreditar em Deus, mas isso não significa que ela sinta o que Deus É. E “sentir no seu coração” é diferente de conhecer através do que os outros dizem.

Quando você fala algo sem ter experimentado, você está falando algo que ouviu de alguém. Uma pessoa uma vez me disse que a meditação era uma bobagem, e que não dava resultados. Perguntei quais os experimentos que ela havia feito a respeito do tema. Ela então se limitou a dizer que não precisava de nenhum experimento para saber. Ora, isso não é possível.

A experiência é básica para conhecer a verdade. O conhecimento vindo dos outros só podem lhe dar uma crença cega e não sabedoria real. Se você nunca experimentou chocolate não pode dizer que tem um gosto ruim. E muitas vezes quando falamos em meditação, nos passa a idéia de que precisamos acreditar em algo. Mas não é verdade. Precisamos experimentar algo, isso sim.

Meditação é a natureza de sua mente. Como saber disso através dos outros? Você tem que fazer o experimento consigo mesmo. Você é seu próprio laboratório. Isso é real espiritualidade. Não basta decorar frases bonitas e exibí-las às pessoas. Meditação é uma ciência. O cientista estuda os objetos do mundo externo. O meditador estuda sua própria mente, aprendendo a observá-la de dentro. O cientista observa os objetos de fora, e o meditador observa os objetos de dentro e vai além destes objetos. A primeira é uma ciência do exterior, e a segunda é a ciência da alma, a ciência do mundo interior.


SAMBODH NASEEB

2 comentários:

Anônimo disse...

maravilhoso!!!!!!!!!!muito bem escrito.
att,buda

Eduardo Piereck disse...

abraços naseeb!

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...