sábado, 31 de outubro de 2009

ILUMINAÇÃO & GRAÇA


Nos encontros que tenho, muitas pessoas ja me perguntaram sobre iluminação. Muitas querem saber se existe iluminação, como obter iluminação, e se é verdade o que alguns mestres advaitas dizem que não há iluminação para uma pessoa. Uma pessoa perguntou: "Se não há iluminação para uma pessoa, então porque se tem o costume de dizer que "aquele mestre é iluminado"?


Bem, o que é iluminação? É a percepção profunda e intuitiva, irrevogável e constante, de que quando você diz EU, você não está se referindo ao corpo/mente, mas a algo transcendental ao mundo dos fenômenos. O EU é pura consciência e presença, além do tempo, além do bem e do mal, além do nascimento e da morte.


Portanto, pode-se falar de duas formas sobre iluminação. Por um lado, nenhuma pessoa se ilumina, porque o percebimento da iluminação não é pessoal, e de fato, iluminação está além do eu pessoal, alem do ego, além dos conceitos. Por conseguinte, perceber que o EU real não é uma pessoa é iluminação.


Mas cada tradição tem seus conceitos sobre iluminação (que é simplesmente um conceito mental
para apontar algo). Do ponto de vista do querido mestre Nisargadatta Maharaj, iluminação é perceber que você é infinito, sem forma, presença consciente, eterna, perfeita. E ao mesmo tempo a clareza de que a mente é o envolvimento da consciência pura EU SOU com o corpo, sentindo-se separada e dotada de vontade própria. A consciência EU SOU é pura, sem pensamentos, está além da mente, e pode ser percebida intuitivamente como o observador dos pensametos, a testemunha dos pensamentos.

E qume pode perceber a iluminação?
Um pensamento não pode perceber! Olhe pra dentro: só existem pensamentos dizendo isso e aquilo. Um pensamento pode perceber? Não. Um pensamento é percebido. O que há antes do pensamento? Percepção consciente. Este é o EU REAL. Logo, iluminação não é uma conclusão, uma ideologia, uma crença. Mas sim um dar-se conta profundo e intuitivo de que sua natureza real é divina, intocada, e pura inteligência. Centrar-se nisso é o ponto de toda a meditação e o final de toda a busca. Voc~e estava buscando por você mesmo!


Viver a partir desta realização é graça constante! Os quereres e as obrigações de como as coisas deveriam ser acabam. A vida é aceita como ela é: uma aparência na consciência que você é. A consciência com pensamento chama-se mente. A consciência sem pensamentos é a ilimitada inteligência que você é - sem forma, sem tempo, sem tamanho, jamais conceituável pela mente.


Esta inteligência pura é inocente como o coração de uma criança.
Devote-se a ela.
Ter fé em si mesmo é isso: Ver quem você é e confiar nisso, amar isso, contemplar isso.


Sambodh Naseeb

Um comentário:

Ventos de Pz disse...

Essa explicação foi sublime!!
Tenho acompanhado seu blog e postado alguns textos seus em nossa comunidade no orkut ( A Vida é um caminho) Obrigada pelos ensinamentos!! Aliás li seu livro já duas vezes, e gostei muito, e já indiquei a vários pacientes meus. Tento aplicar momento a momento o foco da consciência na essência, e posso dizer que apesar de "desafinar" em alguns momentos, estou indo bem.
Estou aguardando o 2° capitulo !!
Obrigada por tanta luz!!
Namastê Lilian

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...