terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

ÊXTASE

Há uma parábola de que gosto muito. A parábola da rosa e da rocha, que representam exatamente a entrega e a total aceitação da vida que propõe a visão da meditação.
A rocha é dura, forte, isenta de doença e sofrimento. A rosa é frágil, sujeita a tempestades e ventos fortes e à morte. Mas a rosa está viva. A rosa exala seu perfume e compartilha seu ser com os outros. Com a rocha não há troca.
O ser humano tem se tornado uma rocha para fugir da dor. Para se tornar forte, o ser humano colocou uma armadura em volta de si. Esta armadura o protege das tempestades, mas em compensação também o protege do amor e do compartilhar.
A rosa está aberta aos dois, à dor e ao amor.
A rocha está fechada para a dor, mas também está fechada para o amor.
Nós temos escolhas. Se preferirmos nos proteger, seremos uma rocha bem forte, mas teremos de viver isolados dos nossos sentimentos mais bonitos, das trocas mais profundas que a vida oferece. Tudo que há de belo acontece quando estamos abertos. É por isso que o amor oferece tanto medo. Para amar uma outra pessoa precisamos estar abertos e mostrar o que somos realmente. Precisamos mostrar tudo que há de bom, e tudo que há de feio também. Porque nós somos os dois. Deus e o demônio estão dentro de nós. E precisamos aceitar isto. Sem esta aceitação não há transformações profundas. O êxtase só é sentido quando somos corajosos para aceitar e transformar o lado escuro de nossa mente – a nossa sombra. Êxtase significa que estamos vivendo no presente e sentindo profundamente a magia da vida. Meditação é um caminho para este êxtase.

Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...