quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

A PRESENÇA




A palavra meditação é uma das mais mal compreendidas.  Imagina-se que seja um estado fora do comum, um estado religioso apenas atingido por práticas muito complicadas. Nada pode estar mais longe. No coração de cada instante pulsa a meditação. No âmago de cada respiração, de cada passo, de cada sorriso, ou de cada acordar de manhã.
Meditação é o coração da Presença. O que é a Presença? É o que está lendo essas palavras agora. É o que sabe que sua mente pensa. É o que sabe que você tem um corpo. Presença é você no mais essencial. Presença é a textura de toda a sua vida. A substância abençoada de cada vibração de ser.
O que é meditação? Um alinhamento com a Presença.
Mas porque não estamos alinhados? Por que não estamos conectados com a vida, com o amor, com a luz de cada instante? Por que estamos com tanto medo, tanta dor, tanta dúvida? Por que este alinhamento com a Presença parece tão raro?
Por que não aprendemos em nossa educação básica a sermos felizes? Por que não temos disciplina de iluminação espiritual? Por que ao invés disso temos que acreditar em um punhado de dogmas, crenças, escrituras, e repetir velhos mantras e orações que mal entendemos?
Iluminação espiritual não é para mestres. É para todos. Assim como todos tem direito a respirar, todos têm direito a sua própria luz interior. Mas parece que o interesse das pessoas que controlam a sociedade não é nos fazer feliz. Todos os programas de TV são para nos deixar com medo. Tudo parece indicar que a vida não foi feita para dar certo. Toda a educação que recebemos sugere a felicidade como uma dádiva a ser alcançada no futuro. Mas a verdade é: o futuro não existe. Só existe agora. O futuro é só um pensamento acontecendo agora. Portanto, fomos enganados.
A nossa educação foi limitada. Ela nos ensinou a ganhar o pão. Mas não nos ensinou a viver. Ela não nos ensinou a conhecer o mais belo que existe em cada um de nós. E, pelo contrário, desviou nossos olhos para outro lugar. Um lugar onde não existe possibilidade de felicidade. Um lugar que simplesmente não existe. E nós temos perdido o tempo inteiro o único lugar que existe, o único espaço onde habita um poder incrível de força e criatividade, de amor e sabedoria – o agora.
Presença é o seu direito, o meu direito, o direito de todos. Presença é o coração da vida. E o coração da Presença está exatamente aqui, agora, esperando repousemos um pouco nisso. Estar no Coração da Presença é descobrir o cerne mais profundo da vida. A poesia do instante é a canção que emana disso. Onde todo o espaço da existência cria a possibilidade de novas fontes, novos brilhos e novas canções.
Sambodh Naseeb


Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...