quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A INVESTIGAÇÃO DE SI MESMO


Oo ponto chave do autoconhecimento é saber o que você é em essência. Você descobrirá com a correta investigação que a única coisa permanente em você é a capacidade de estar consciente. Esta consciência tem um conteúdo. Chamamos o seu conteúdo de MENTE. Uma criança pequena é uma consciência quase pura. Ela ainda não se envolve nos processos do pensamento. Ela ainda não sabe quem ela é no mundo. Está muito próxima da Fonte de silêncio e paz que tanto ansiamos. Muito próxima do mundo inocente do não-saber.
Autoconhecimento é re-conhecer que este espaço de inocência ainda está em nós.
Esse espaço é uma redescoberta - agora consciente.
Estar consciente de que você é consciência é a meta da Investigação de Si.
E uma das ferramentas para isso chama-se meditação.
A meditação lhe ajuda a separar os processos mentais da consciência pura.
E como dizem os hindus: a natureza dessa consciência pura é sat-chit-ananda (verdade, inteligência e bem aventurança cheia de paz e alegria).

Relaxar na consciência pura é estar neste espaço onde nada acontece. Ali, desaparece seu eu, seu mundo, objetivos, metas, desejos. Desaparece aquele que busca. O sujeito e o objeto se ausentam. Apenas silêncio permanece. Apenas a silenciosa paz do Ser permanece. E mesmo que o eu, os desejos, as metas, os objetivos, novamente reapareçam depois, você notará que está rejuvenecido. Uma inteligência nova e fresca surgiu então.
Esta é a beleza da autoinvestigação: desaparecer para depois reaparecer como um novo Ser.

SAMBODH NASEEB

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...