sábado, 16 de julho de 2011

O QUE É ADVAITA VEDANTA?


O advaita vedanta foi uma transmissão realizada há alguns séculos atrás com base nos vedas. Advaita significa não-dualidade e o vedanta é a conclusão dos vedas.

Trata-se de uma doutrina que conclui que a essência do vendanta é a não dualidade e que a única realidade é o absoluto, é Brahma. Todo o mundo criado é uma superposição feita ao real, criada por maya, a ilusão. Portanto a prática consiste em negar essa superposição considerando-a como ilusão e meditando sobre o real que é a suprema consciência. Você focaliza toda a sua atenção naquilo que é e quando o que não é surge na sua mente você desconsidera e trata como ilusão.

Existe uma sentença no vedanta que é bastante didática: A pessoa olha para uma corda e devido à falta de luz porque já é noite, ela enxerga uma cobra e passa a ter medo. E uma série de construções mentais e emocionais é criada a partir da idéia de haver uma cobra. Mas, a cobra não existe, o que existe é uma corda. A prática do adwaita nos leva a desconstruir esse mundo criado pela imaginação. A cobra é uma imaginação. Então, você deve meditar sobre o real e quando as idéias ou a imaginação surgirem na sua mente você diz “isso não” e foca no real. Quem sou eu? Você foca na realidade de quem é você.

PREM BABA

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...