quarta-feira, 29 de abril de 2009

Iluminação não é buscar Poder!

Espiritualistas e materialistas são dois lados de uma mesma moeda. Aqueles que buscam dinheiro também estão buscando iluminação, mas através de algo externo a eles. Aqueles que estão buscando Deus, a grande maioria das pessoas que buscam a Deus, estão buscando uma “idéia” de Deus, que foi manufaturada na mente deles, que foi inventada pelo ser humano, e que não contém nenhuma verdade. E é por isso que a busca por Deus tem sido tão vazia, tão inoperante, tão desgastante para a humanidade. Pois buscar sexo ou buscar Deus tem algo muito em comum. Buscar dinheiro ou buscar ser espiritualmente mais elevado que outros tem essencialmente algo em comum: o desejo de mais, o desejo de mudança, o desejo de superioridade.

Ora, quem deseja ser forte é o fraco. O forte é forte naturalmente e não precisa se comparar ou lutar para isso. O fraco tem complexo de inferioridade. O fraco tem desejo de se tornar poderoso, perfeito, o melhor de todos. O fraco tem um ego ferido, e este ego ferido afará loucuras para aparecer em destaque. O forte não precisa aparecer. Ele naturalmente se sente em sintonia com a existência, espontaneamente está tranqüilo e conhece a si mesmo como ele é, portanto não precisa provar nada para ninguém.

Portanto, espiritualistas e materialistas estão perdendo um ponto importante: a busca não é por algo, a busca não é por uma idéia, a busca não é por alguma coisa que esteja distante. A busca não pode ser objeto de desejo. Desejar Deus ou desejar sexo e dinheiro é a mesma busca. Pode ser que desejar Deus seja mais virtuoso moralmente perante os outros, mas em verdade é movida por um desejo . Os grandes mestres ensinam claramente: é o desejo a causa do distanciamento de si mesmo. Então significa que você não deve mais ter desejos? Não. Apenas significa que você precisa observar que toda busca é uma busca por algo externo a você. E a paz interior está exatamente onde você está, nenhum palmo a frente.

Por que é tão difícil esta paz? Porque ela está distante? Exatamente o contrário: porque ela está muito perto, tão perto que não pode ser vista com os olhos. Tão perto que fazemos vista grossa diante disso. É como se estivéssemos procurando nossos óculos, e eles estivessem o tempo inteiro em nós mesmos. Procuramos sem cessar por toda a casa, para enfim, nos darmos conta de que estamos já com nossos óculos.

Naseeb

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...