domingo, 11 de janeiro de 2009

VACUIDADE


"Não há um "eu" separado, independente, nem nos seres e nem nos fenômenos. O termo "Vacuidade" significa exatamente isso: não há "eu" separado, independente e auto-existente. Nada existe por si. Tudo se manifesta devido a causas e condições inter-relacionadas e interligadas. Dependemos de todo o universo e de todos os demais seres para existirmos, sejam seres orgânicos ou inorgânicos.

A Vacuidade, por via de consequência, também não libera ninguém para agir de qualquer modo, já que não há um "eu". Se não há um "eu", argumentam alguns, não há porque preocupar-se em ser altruísta ou seguir um bom caminho pelo mundo. Esta é uma falsa conclusão. O fato de não haver um "eu" não exclui o fato de haver um indivíduo que existe de modo dependente, absolutamente interligado, interexistente...Ou seja, ao invés de uma desculpa, a compreensão mais profunda demonstra a necessidade de se agir impecavelmente.
Não existimos isoladamente, logo, tudo que partir de nós, retornará."

ENIO BURGOS, (pág 152-53) O Reino de Deus e as Maravilhsas da vida. Editora Bodigaya.
__._,_.___

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...