quarta-feira, 10 de março de 2010

ADVAITA: DEVOÇÃO PELO ENTENDIMENTO


Q:Como é auto-ódio provocado em nós?
A: É a crença de que somos apenas um corpo, e, portanto, um excesso de identificação com todos os pensamentos e emoções que ocorrem. O corpo é um instrumento maravilhoso para explorar o nosso potencial e, quando utilizado como tal, a nossa vida se torna rica e cheia de alegria. No entanto, quando acreditamos que somos apenas o instrumento, torna-se destrutivo e auto-limitado. Paradoxalmente, quanto mais você se identifica com o corpo, mais você se tranca. Ele tenta destruir a si mesmo de forma simples, como excesso de alimentação e a falta de cuidado sobre o seu bem-estar. Ela começa a procurar o prazer através do sexo demais, beber, drogas, sensações, o excesso de sono ou sob-leito e assim por diante.
Q: Por que fazemos isso para nós mesmos?
A: Quando nós acreditamos que somos apenas um corpo, nos sentimos em separado, solitários e mal-amados. Isso tudo é muito sutil e quase nunca em um nível consciente. Ela é chamada de resistência à vida. Isso é chamado de auto-punição ou auto-sabotagem. Buscamos o amor, porque nos sentimos privados, no entanto, quando o encontramos, o sabotamos. Há um sentimento latente de que nós não merecemos o melhor. Essa baixa auto-estima é o dilema humano comum. É destrutivo e o oposto da devoção.
Então, todo o drama da vida pode ser resumida em quatro estas verdades simples:
1. Você é um ser humano. O ser humano representa o medo. O Ser representa o amor.
2. Todo o sofrimento na vida é a aparente separação entre o humano e o ser.
3. A finalidade da evolução é a integração do humano e do Ser.
4. Devoção para esse fim é a realização espiritual.


BURT HARDING - Professor Espiritual Advaita. Dá satsang no Canadá.

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...