terça-feira, 12 de julho de 2011

O DESAPARECIMENTO DO UNIVERSO



GARY: Então, o não-dualismo é como o antigo ensinamento de que você vive como se estivesse nesse mundo, mas sua atitude é a de que dos dois mundos aparentes, o mundo da verdade e o mundo da ilusão, apenas um é verdadeiro e nada mais o é?

ARTEN: Sim, um aluno encantador. Mesmo então, as pessoas cometem o erro de pensar que a ilusão foi feita pela verdade. Então, elas ainda cometem o erro de tentar trazer legitimidade à ilusão, ao invés de desistir dela. Você não pode esperar romper o ciclo de nascimento e morte enquanto mantiver essa confusão. A mente inconsciente vai a tal ponto para evitar Deus, que você ou vai ignorá-Lo, ou ainda mais provável, vai tentar devolver o não-dualismo para o dualismo. Um exemplo extraordinário disso é o que aconteceu a um dos grandes ensinamentos da filosofia indiana chamado Vedanta.
O Vedanta é um documento espiritual não-dualista que ensina que a verdade de Brahman é tudo o que existe, e qualquer outra coisa é ilusão – falsa, nada, nulidade – ponto final. O Vedanta foi sabiamente interpretado por Shanka como Advaita ou não-dualístico. Muito bom, certo? Bem, não para novecentos e noventa e nove pessoas em mil. Existem muitas outras interpretações maiores, mais populares e falsas do Vedanta que representam tentativas de destruir sua metafísica não-dualística e transformá-la no que não é, incluindo o esforço da Madva pra pegar o não-dualismo não qualificado e transformá-lo em dualismo não qualificado.
É aqui que vemos um paralelo espantoso entre o que aconteceu no hinduismo e o que aconteceu aos ensinamentos de J. J ensinou o puro não-dualismo, interpretado pelo mundo como dualismo. O Vedanta era não-dualismo, interpretado pelo mundo com dualismo. Hoje em dia, você tem duas religiões enormes que são controladas por uma maioridade reacionária, ambas competindo pelos corações e pelas mentes de um mundo que não está lá – uma religião é o símbolo de um império baseado no dinheiro, e a outra é um símbolo de um governo que possivelmente poderia se engajar em uma guerra nuclear com seus vizinhos próximos muçulmanos igualmente reacionários.






GARY RENARD - O Desaparecimento do Universo p.31

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...