domingo, 21 de novembro de 2010

MEDITAÇÃO


Tudo aquilo que você pratica usando o nome “meditação”, na verdade é apenas uma técnica. Em algum momento a mente silencia e você começa a se perceber além do nome e da forma, em unidade com o Todo - uma alegria profunda tomando conta de você e experiências profundas ocorrem. Isso é meditação.

Um praticante pode realizar técnicas a vida inteira e nunca meditar. Nós costumamos chamar de “meditação” exercícios em que você coloca o foco no vazio. Por que colocar o foco no vazio? Você começa a colocar o foco na respiração – o ar que entra, o ar que sai – e aos poucos você começa a colocar foco no silêncio – o silêncio que a tudo permeia. Os sons entram e saem desse campo de silêncio, mas você deve colocar foco no silêncio.

Além disso, quando você se percebe correndo atrás de um pensamento – ou seja, você está identificado com ele – precisa imediatamente interromper esse processo, através da meditação ou de algum ponto que esteja usando para se concentrar. Até que você possa abrir mão, definitivamente, do diálogo interno. Enquanto você estiver julgando, comparando, rotulando e conceituando, estará perdido nos labirintos da mente. E é isso que eu chamo de pensar compulsivamente.

PREM BABA

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...