quinta-feira, 8 de outubro de 2009

EU PURO


O eu puro é bem estar natural! O corpo não tem bem estar natural, porque o corpo não existe em si mesmo – ele depende das circunstâncias externas! Se há uma comida ele sente-se bem. Se não há comida, ele sofre. Se há uma boa companhia, ele se sente ótimo. Em presença de más companhias, se perturba. Mas pode o eu puro e natural sofrer com o mundo? Como o eu puro pode precisar de algo se ele em si mesmo é vazio de características objetivas? Por isso seu nome: eu puro. Significa: não depende de nenhuma coisa, de nenhuma pessoa. É o que é, nunca deixará de ser o que é, nunca deixou de ser o que é, e nunca irá mudar em sua natureza original vazia.
Tudo o que podemos fazer agora é muito simples: trazer a nossa atenção de fora para dentro. Notamos que a atenção está interessada no mundo, nos pensamentos, nas histórias e fofocas do mundo. O que fazemos? Trazemos a atenção de volta para nós mesmos.
Deixamos que ela descanse em sua origem. E quando a atenção repousa em sua fonte, nossa identificação com o mundo e o corpo se quebram. E porque razão este milagre acontece? Porque nossa identificação com o mundo acontece pela identificação com os pensamentos! Quado os pensamentos e este eu puro que sou formam uma cumplicidade, eu assumo um caráter no mundo, eu dou validade e seriedade a este caráter, de modo que saou consumido pela energia desta criação. Mas se vivo no mundo se forma desapegada, se assumo que o amor que sou não pode ser tocado por nenhum pensamento, e que a vida é simplesmente o palco onde um papel é representado, então estou livre para transitar pelo mundo da forma mais bela possível, da forma mais relaxada possível, da forma mais brincalhona possível.


NASEEB

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...