quinta-feira, 26 de março de 2009

A VERDADE NÃO É UM CONCEITO


O Osho colocava os ensinamentos de dois modos:
1. modo relativo (dual)
2. modo absoluto (nao-dual)

Algumas vezes ele dizia para você ser tolerante (modo dual). Outras vezes que a tolerância nascia naturalmente da não-mente, e que não precisava ser buscada articicialmente (modo não-dual).

Qual a maneira certa?

Vejamos o ponto: Osho e nenhum mestre pode falar a verdade. Tudo é um conceito. A verdade não é um conceito. Logo, absoluto e relativo são conceitos. Portanto, dizer que você deve fazer isso ou aquilo são conceitos.

O que fazer então?

Ser tolerante é algo que nasce dentro de nós, a partir da meditação e do contato com o ser interno. Sim, isso é verdade. Mas ao mesmo tempo ser tolerante como uma disciplina, para algumas pessoas, não para todas, pode significar um passo para criar um "clima" para a meditação acontecer mais fácil. O que acontece quando nos planejamos para ser mais tolerantes? Acontece que começamos a notar o quanto somos INTOLERANTES! e este percebimento é o despertar.

O que é intolerancia?

Intolerancia é conflito, dualidade, nascimento de um eu que está em oposição a alguma idéia.

No momento em que observamos isto, estamos percebendo que é possível ir além do esquema "eu contra aquela idéia" e nos derretermos. No derretimento desaparece tudo, inclusive a ideía de que algo precisa ser tolerado. É uma experiência de amor.

Afinal, quem precisa ser tolerante? Só pode ser a mente que precisaria ser tolerante. O eu real não precisa ser tolerante porque não há divisões no eu real. O eu real abrange tudo. E onde há somente UM não há conflito.

Mas o ensinamento da tolerância (como os budistas tibetanos pregam, por exemplo) pode simplesmente fazer com que a mente diminua o seu ímpeto para separar e criar conflito na dualidade. Desse modo há uma maior facilidade de compreensão dos mecanismos que aprisionam o eu num "ego" fictício.

Toda esta questão surge porque hoje em dia está muito na moda falar em ensinamentos não-duais. Então, ensinamento duais como "ser tolerante" parece estranho pra quem já se acostumou com mestres não-duais. Mas na verdade, dualidade e não-dualidade sao conceitos! A realidade está além dos conceitos. Os conceitos são barcos, e servem para uns, e não para outros. O importante é entender que todos os barcos vão chegar a outra margem. Talvez uns barcos sejam maiores, uns sao coloridos, outros sao estreitos, uns sao mais bonitos, outros mais sem graça. Mas o importante é navegar.

Aceitação acontece quando a mente pára de brigar com ela mesma. E existem muitas maneiras de persuadí-la a isso. Qual a sua maneira? O que mais funciona pra você? Acho que é isso que deve ser o ponto.


SAMBODH NASEEB

Nenhum comentário:

SER

  “Nada pode atingi-lo. Você é intocado. A mente deve chegar ao ponto de uma compreensão completa da ilusão. Ali jaz o seu estado. Nada perm...